terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O QUE É O PROGRESSO?

O QUE É O PROGRESSO?
POR NATAN SILVA



Quando pensamos em responder uma questão como esta nos vem à mente que o progresso precisa ser analisado com suas duas vertentes: pessoal e coletivo. Nestes aspectos também há duas vertentes: intelectual e moral e no coletivo podemos colocar como tecnológico e do bem estar.

Sem entrar no mérito da questão criacionista (que não sou) progredimos ou evoluímos sempre quando nos relacionamos com alguém. Sempre há alguma coisa a aprender e guardar moralmente e intelectualmente. Religião e universidade são informações buscadas por uns, vivenciadas e passadas à diante. Relacionamento!

Coletivamente temos que analisar as interferências: Da família, do meio ambiente e suas condições favoráveis ou não, da tecnologia que não atinge a todos, interferindo positiva ou negativamente no progresso coletivo e, principalmente, no modelo (paradigma) que estamos seguindo. Nosso planeta tem que ser visto como um. Vejamos que em cada região há um paradigma e este “molda” o pensamento coletivo que progride a passos largos ou curtos.

Mudemos o paradigma para progredir o homem e a humanidade.

Como podemos aplicar isso em nossa Itacaré?

1) Comecemos pensando de forma sistêmica. O que é o pensamento sistêmico?

2) Qual paradigma que a coletividade de Itacaré segue? Como ele interfere e em qual ponto devemos agir para que o efeito (bola de neve) seja sentido em toda sua extensão.

3) Como vamos “desvendar os véus que nos cobrem”? Com filmes, palestras e livros num circulo virtuoso.

As pedras do observatório rolarão para tirar o limo.

Natan Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário