sábado, 26 de janeiro de 2013

PARABÉNS ITACARÉ




Moro há 28 anos nessa linda cidade chamada Itacaré e já vislumbrei mais bela, mais cuidada, mais amada, mais tranquila e mais fraterna.
Ao longo do tempo tenho a impressão que o amor da sua gente por essa terra se tornou em uma fonte de riqueza e de exploração, deixando de lado o zelo pelas pessoas, pela sua história, sua cultura, sua flora e fauna; em todas as esferas: política, social e econômica; a nossa cidade vem sendo explorada de forma irresponsável e desordenada. Eu como cidadão filho dessa terra me sinto meio que impotente ao ver nossa gente como a principal vítima desse sistema implantado ao longo dos tempos.
Até que ponto vale e aonde vai nos levar esse tipo de progresso que presenciamos até hoje? Será que no nosso intimo não sentimos saudade da nossa antiga Itacaré “pacata”, mas aconchegante, “matuta”, mas pura e tranquila e o que dizer de suas ruas, praças, festas e danças tradicionais.
Contudo, a fé, a alegria e a luta do seu povo por dias melhores continua viva, hora mais ardente, hora mais branda, mas nunca morta; o povo aprende a buscar nas derrotas e nas dificuldades a força para consolidar seu futuro. Isso dar a certeza que um dia voltaremos aos tempos da tranquilidade, da beleza, do zelo pela sua gente e da fraternidade, não mais como antes, nem  nos moldes dos tempos antigos, mas na metamorfose dos tempos modernos, pois os princípios desses adjetivos serão os mesmos em qualquer lugar e tempo, só mudará os meios e a ótica em que passaremos a vivê-los.
Desejo a minha amada Itacaré um feliz aniversário! Parabéns a toda sua gente que ajudou e continuam ajudando a construir essa rica e linda história ao longo dos seus 281 anos de emancipação.
Felicidades Itacaré você merece!

Genilson Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário