O Brasil inaugurou nesta semana o protótipo do maior cargueiro brasileiro, o KC 390. A decolagem aconteceu na terça-feira (3) na pista da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). A bordo estavam dois pilotos de testes e dois engenheiros de voo. Eles sobrevoaram fazendas do interior de São Paulo, por 19 minutos.
Segundo o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, O kC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. De acordo com ele, da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro.
“Da pesquisa científica à manutenção da soberania”, ressaltou o brigadeiro
A aeronave possui 35,20 metros de comprimento, 35,05 metros de envergadura, 11,84 de altura, velocidade de até 850 quilômetros por hora, autonomia de voo de 6  mil mil quilômetros, capacidade para transportar até 23 toneladas e faz abastecimento em voo de aviões e helicópteros.
O KC-390 substituirá o Hércules C-130 em todas as suas missões, com transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios. Sua tecnologia permite voos noturnos, pouso em pistas sem asfalto e operação em ambientes tão distintos quanto a Antártica e a Amazônia.
A Força Aérea Brasileira (FAB) financiou os R$ 4,5 bilhões do projeto e encomendou 28 aeronaves à Embraer, no valor de R$ 7,2 bilhões. As unidades serão entregues ao logo de 12 anos, sendo a primeira prevista para fim de 2016.
Mais de 50 empresas brasileiras participaram do projeto, no qual foram empregadas 1,5 mil pessoas diretamente, além da colaboração da Argentina, Portugal e República Tcheca. O voo foi acompanhado do solo pelo presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado; do vice-presidente executivo de Negócio de Defesa e Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider; e do ex-comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério da Defesa