A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (13), a escolha do diretor de Governança, Risco e Conformidade. João Adalberto Elek Junior foi escolhido pelo Conselho de Administração da estatal como o “diretor anticorrupção”. O executivo foi diretor da Fibria Celulose, da operadora de telecom NET e da operadora americana AT&T para o Brasil e América Latina.
Elek Junior é formado em engenheria eletrônica pela PUC do Rio de Janeiro e tem pós-graduação pela Columbia Business School Mergers and Acquisitions. O novo diretor vai participar das decisões da Diretoria Executiva da Petrobras, e as matérias deverão receber manifestação favorável antes de seguirem para o Conselho de Administração.
O processo de seleção foi conduzido pela Korn Ferry, empresa especializada em seleção de executivos. O mandato do diretor terá três anos, podendo ser renovado. A destituição só poderá acontecer por deliberação do Conselho de Administração, em votação que inclua representante dos acionistas minoritários.
A nova diretoria foi criada com o objetivo de evitar superfaturamentos e desvios de dinheiro, como os denunciados pelo ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa no âmbito da operação Lava Jato, da Polícia Federal.
Até então, a estatal possuía apenas a Gerência de Controladoria, que desempenha trabalho semelhante ao da nova diretoria de Governança da Petrobras.
Da Redação da Agência PT de Notícias