quarta-feira, 19 de junho de 2013

Apesar de “embrionário”, e, ainda, “difuso”, Josias considera manifestações como “louváveis”

Apesar de “embrionário”, e, ainda, “difuso”, Josias considera manifestações como “louváveis”


Tendo iniciado sua militância política no movimento estudantil, o deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, registrou nesta terça-feira, 18, em rápido pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, considerações sobre a movimentação da juventude nos últimos dias, em todo o país, considerada pelo parlamentar como “louvável”.
Na opinião de Josias, estreitamente vinculado aos movimentos sociais, os objetivos das manifestações atuais ainda são “difusos”, sendo um evento político-reivindicativo também “embrionário”.
Josias chama a atenção para o equilíbrio da economia brasileira, no momento, diferente de países europeus aonde há movimentos populares fortes, nesta hora. Há pleno emprego e a juventude conta com mais possibilidade de acesso ao ensino superior e ao tecnológico.
São essas as principais razões para que Josias Gomes considere haver necessidade de aguardar mais um tempo para saber onde desaguará o movimento.
Na íntegra, o pronunciamento de Josias Gomes:
“Vemos os jovens voltarem às praças para as suas reivindicações, mas creio que ainda é muito cedo para que nós comecemos já a emitir uma opinião definitiva sobre algo que ainda está muito embrionário. Os desdobramentos desses tipos de movimento dependem muito da capacidade que cada um desses líderes terá de encontrar realmente as suas reivindicações.
Ora, vejam: uma coisa é 600 mil, 800 mil portugueses, naquele país, que vem enfrentando uma das crises econômicas tremenda, com desemprego alto, irem às ruas para dizer objetivamente que querem o fim das políticas neoliberais, que estão solapando os empregos e o desenvolvimento em Portugal, assim como na Espanha, França, Turquia, Grécia etc. Este movimento no Brasil ocorre num momento em que estamos com a nossa economia equilibrada. A despeito de todos os problemas que existem, nós estamos vivendo o pleno emprego, a nossa juventude tem um número de vagas ampliadas cada vez mais para o ensino superior, nós ampliamos o ensino médio tecnológico. Então, épreciso que tenhamos um pouco de calma e aguardemos mais objetivamente onde é que desaguará este movimento, para que nós possamos ter clareza desses objetivos. Agora, é louvável a atitude da nossa juventude de voltar às ruas”.
- See more at: http://www.josiasgomes.com.br/site/apesar-de-embrionario-e-ainda-difuso-josias-considera-manifestacoes-como-louvaveis/#sthash.EOGaxwyl.FXEIhBoS.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário