quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ACORDA ITACARÉ! “DAR UM BASTA OU MORRE”


ACORDA ITACARÉ! “DAR UM BASTA OU MORRE”
A violência urbana é um dos problemas mais preocupantes na contemporaneidade. Entre os múltiplos fatores que colaboram para a ocorrência desse problema, podemos considerar: desemprego, as aglomerações na periferia, a impunidade, entre outros.
O desemprego atinge grande parcela da população Itacareense, principalmente a classe juvenil, muitos dessas pessoas se envolve em atividades ilícitas como estratégia para conseguir os recursos que necessita pra sua sobrevivência.
Muitas pessoas de cidade circo vizinhas migram para Itacaré em busca de trabalho, por falta de condições financeiras se instalam em periferias essas, criadas por antigos administradores municipais buscando popularidade eleitoral, causando grande aglomerações, com isso levam a disputa de espaço e a escassez de privacidade, provocando grandes conflitos entres os moradores.
Outro fator que contribui para a violência é a impunidade, pois pessoas de classe alta, policiais, delegados, políticos, corruptos, na maioria da vezes fica imune a impunidade ou são “padrinhos” de muitos infratores, levando assim o crescimento da violência.
Em virtudes dos fatos mencionados, a comunidade não pode ficar de braços cruzados, é preciso unirmos forças na mobilização da população para fazermos uma frente articulada e envolvente para cobrarmos das autoridades uma providência com relação a essa onda de violência que está assolando nossa cidade. Vamos convocar conselho de segurança, lideres religiosos, associações, empresários, comerciantes, vendedores ambulantes, enfim, temos que envolver todos na busca de possíveis soluções para diminuir a violência em nossa cidade.
Acredito que uma ação enérgica e orgânica da polícia nos núcleos estruturados dos infratores, estabeleça em curto prazo uma intimidação aos bandidos fazendo com que dêem uma trégua a comunidade.
A Prefeitura é a esfera do governo mais próxima da população e é responsável por medidas que têm muito potencial para prevenir a violência. Iluminar ruas e espaços públicos, limpar terrenos baldios, implementar projetos sociais, construir espaços de convivência, investir na formação das Guardas Municipais, são ações que cabem ao governo municipal e que podem promover a segurança da comunidade. Por isso, se faz necessário que o novo gestor que iniciará suas atividades daqui a quatro dias esteja junto a comunidade participando e dando suporte da máquina administrativa para concretizar as ações a curto, médio e longo prazo. Afinal de contas ele participou por duas gestões, ou seja, oitos anos do processo de planejamento e estruturação da nossa cidade, que de forma direta ou indiretamente tem um impacto e um reflexo da cidade que temos hoje.
Por fim, somos todos responsáveis pela solução dos nossos problemas sociais, resguardando suas proporcionalidades, penso que devemos dar nossa contribuição para resolvermos essa desordem social que Itacaré está vivendo, caso contrário seremos todos prejudicados na sua devida proporção. Já estamos sofrendo alguns efeitos desse mau. Reservas das pousadas já estão sendo canceladas, pessoas inocentes já estão sendo feridas e mortas a tendência é piorar caso não seja feito nada. Precisamos buscar ações afirmativas para dar um basta nessa onda de violência desenfreada que passa nosso município.

GENILSON SOUZA
Presidente do PT-Itacaré
Membro do setor Juventude de Itacaré
Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário